Governo do Estado já realizou mais de 4,3 milhões de testes diagnósticos para a Covid-19

Nesta que é a 38ª semana epidemiológica, o Governo do Estado anunciou a boa notícia de que a Região Metropolitana de SP apresentou a menor taxa de ocupação de leitos em terapia intensiva desde o início da pandemia, em março: 49,8%. É a primeira vez que o número é inferior a 50%. “É um dado bastante significativo, a indicar o controle da doença em SP”, disse o Secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn.

As informações foram dadas durante a 123ª coletiva de imprensa sobre o enfrentamento da pandemia de Coronavírus, realizada hoje (16) no Palácio dos Bandeirantes. O evento contou com a participação do governador João Doria e dos Secretários de Saúde, Jean Gorinchteyn, Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, Agricultura, Gustavo Junqueira, Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, Educação, Rossieli Soares, Turismo, Vinícius Lummertz, Cultura, Sérgio Sá Leitão, além do coordenador e do coordenador-executivo do Centro de Contingência da Covid-19, José Medina e João Gabbardo, respectivamente.

SP já realizou mais de 4,3 milhões de mil testes diagnósticos para detectar a Covid-19 até aqui. Do mesmo modo, o estado chegou a mais de cem mil altas médicas desde o início da pandemia, em março. Além disso, 770 mil pessoas se recuperaram da Covid-19 no mesmo período.

No turismo, o governo paulista autorizou a reabertura dos parques temáticos ao ar livre. Eles poderão reabrir em 23 de setembro, durante 8h por dia, com limite de 40% da capacidade. A fiscalização será feita pelas prefeituras dos municípios em que os parques se localizam. São mais de cem parques no estado. É o maior conjunto de parques temáticos da América Latina.

Na cultura, o Governo do Estado anunciou o cadastramento de profissionais de cultura para pagamento da renda básica emergencial. Aprovada neste ano pelo Congresso Nacional, a lei prevê auxílio monetário para os profissionais do setor no período de pandemia. Cerca de 63 mil profissionais serão beneficiados no estado. R$ 189 milhões serão investidos nesta iniciativa.