Todos os municípios paulistas se mantêm na fase amarela do Plano SP
Hoje (18), na entrevista coletiva da 38ª semana epidemiológica, o Governo do Estado anunciou atualização do Plano SP com boas notícias. Houve queda nos índices de contaminação e de internações por conta da Covid-19. Todos os municípios paulistas seguem na zona amarela de flexibilização da quarentena.
Na semana, o estado não apresentou nenhum retrocesso no enfrentamento da pandemia, de modo que segue com 100% de suas regiões no faseamento amarelo. Houve queda nas internações, ante a semana anterior, e com taxa histórica de ocupação de leitos de UTI. É o melhor índice desde o início da pandemia, com 49% de ocupação dos leitos. Mais de 770 mil pessoas se recuperaram da Covid-19 em SP; as altas hospitalares superaram o número de cem mil.
Baixada Santista, Piracicaba, Registro e Taubaté tiveram conquistas importantes nesta última semana, com quedas de mais de 20% em seus índices de internações hospitalares. A Região Metropolitana de SP apresentou a menor taxa de ocupação de leitos em terapia intensiva desde o início da pandemia em março. É a primeira vez que o número é inferior a 50%.
As informações foram dadas durante a 124ª coletiva de imprensa sobre o enfrentamento da pandemia de Coronavírus, realizada no Palácio dos Bandeirantes. O evento contou com a participação do governador João Doria e dos Secretários de Saúde, Jean Gorinchteyn, Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, Educação, Rossieli Soares, além do coordenador do Centro de Contingência da Covid-19, José Medina.
O Governador João Doria confirmou na coletiva de imprensa que o plano da retomada opcional de aulas presenciais escalonadas está mantido para o dia 7 de outubro, para alunos do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual. Também anunciou a liberação de mais R$ 50 milhões para manutenção dos prédios escolares. Escolas que atendem alunos do ensino fundamental têm data prevista de retorno alterada para o dia 3 de novembro.