Pasta ainda tem recorde em convênios assinados ao logo com ano com investimento de R$ 1,07 bilhão

O Governo do Estado de São Paulo segue empenhado em transformar a vida da população paulista. A Secretaria de Desenvolvimento (SDR), repassou ao longo de 2021 o montante de R$ 354 milhões para melhoria da infraestrutura urbana.

“Esses são recursos fundamentais para atender as demais mais urgentes dos nossos municípios, obras que vão melhorar a vida do cidadão. Essa é uma gestão que trabalha pelo desenvolvimento de São Paulo”, comentou o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

O valor destinado as obras de infraestrutura urbana contemplam ações como reforma de escolas municipais, recapeamento asfáltico, pavimentação, iluminação pública, reforma de ginásio de esportes, revitalização de praças, construção de galerias pluviais, maquinários essenciais para a manutenção dos municípios, entre outros.

Entre os pagamentos efetuados, cabe destacar os R$ 1,2 milhões referente à última parcela do convênio firmado com a Prefeitura de Catiguá para Reforma da Praça Santa Isabel, localizada nas confluências das vias: José Darcie, José Zancaner, José Menegon e Homero Araújo, na sede do município.

Vale destacar ainda o montante de R$ 472,5 mil referente a segunda e terceira parcela do convênio com a Prefeitura de Bilac, visando reforma do centro de lazer localizado na Rua Dr. Vitorio Maroni n. 95 – Jardim Bela Vista; e o R$ 1 milhão da terceira parcela do convênio com a Prefeitura de Cravinhos, para execução de 65.304,42m² de recapeamento asfáltico em diversas vias do município.

Das grandes intervenções destacam-se, as obras emergenciais e de infraestrutura urbana em três cidades do litoral que sofreram com as fortes chuvas na Baixada Santista, em março de 2020. Para a recuperação das áreas atingidas pela tragédia, foram destinados R$ 25 milhões para o Guarujá, R$ 15 milhões para Santos e R$ 10 milhões para São Vicente. Os convênios foram assinados em 2020, com pagamentos sendo liberados conforme a evolução das obras.

“O Governo do Estado continuará trabalhando na melhoria da infraestrutura urbana das nossas cidades”, frisou o Secretário Vinholi.

2021 tem recorde de convênios assinados pela SDR

Apesar da pandemia de Covid-19, o Estado de São Paulo não teve nenhuma obra paralisada e os investimentos da área da infraestrutura urbana alavancaram ao longo da gestão.

O levantamento realizado pela Subsecretaria de Convênios com Municípios e Entidades Não Governamentais apontou que em 2021 a SDR assinou 2003 novos convênios, um investimento de R$ 1,07 bilhão em obras de infraestrutura urbana. Esse é um recorde de convênios firmados anualmente desde a criação da Pasta, há três anos.

Ainda segundo o órgão, em 2019 foram assinados 1109 convênios, com a aplicação de R$ 458,1 milhões. Já em 2020, mesmo com a pandemia da Covid-19, foram firmados 558 convênios, totalizando R$ 282,9 milhões investidos.

“Esses são recursos que já estão garantidos em orçamento, e serão repassados conforme a agilidade de cada Prefeitura em licitar, seguir o processo, concluir a obra e fazer a prestação de contas”, explica a Subsecretária de Convênios com Municípios e Entidades Não Governamentais, Ivani Vicentini.

Kethlyn Jesus