Secretaria de Desenvolvimento Regional disponibiliza as inscrições para o curso “LabJovem”

Secretaria de Desenvolvimento Regional

Publicado em

Adesões podem ser feitas até 11 de outubro; aulas serão disponibilizadas em formato online

A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), por meio da Subsecretaria da Juventude e em parceria com a rede de conhecimento e oportunidade “Inspirando Jovens” (IJS), abriu nesta segunda-feira (28) as inscrições para o curso de autoconhecimento “LabJovem”. A formação é destinada aos jovens de 15 a 29 anos que procuram se qualificar para o mercado de trabalho e exercer uma profissão.

As inscrições estão disponíveis de 28 de setembro a 11 de outubro e podem ser realizadas no portal da SDR, clicando na aba “Subsecretaria da Juventude > LabJovem” ou pelo link a seguir: https://materiais.inspirandojovens.com.br/lab-gov .

Após se inscrever, o jovem irá receber por e-mail a validação de sua inscrição e mais informações sobre o curso, que ocorrerá no período dos dias 12 e 29 de outubro.

O Laboratório Jovem, ou apenas “LabJovem”, é um curso de autoconhecimento ministrado pelo CEO do IJS, Victor Haruo, graduado em Administração pela Universidade de São Carlos (UFSCAR) e atualmente pós-graduando em Inovação e Estratégia pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Empreendedor de duas startups, Victor busca com o “LabJovem” auxiliar na capacitação de jovens que buscam ingressar e crescer no mercado de trabalho.

Está será a sexta edição do curso, que acontece desde fevereiro de 2019. De lá pra cá, o LabJovem já impactou a vida de 2000 jovens.

“Essa parceria com o Governo de SP irá fazer com que o nosso conteúdo educacional chegue aos jovens que realmente precisam se autoconhecer e estar preparados para o mercado de trabalho, uma forma de democratizarmos o acesso a ferramentas simples que vão acelerar a carreira dos participantes e aproximá-los de seus objetivos”, explicou o CEO do Inspirando Jovens, Victor Haruo.

Ex-aluna do curso, Valeska Bergamin, estudante e residente em Sorocaba, contou um pouco da sua experiência e como ele agregou a sua vida profissional.  “Eu conheci o IJS por meio das redes sociais e depois de um tempo acompanhando as publicações via Instagram, descobri que haveria o primeiro laboratório jovem. Fiz minha inscrição no curso on-line onde pude aprofundar mais sobre autoconhecimento, propósitos e oportunidades, e isso definitivamente abriu minha mente e mudou minha vida. Hoje posso dizer que sei qual é o meu propósito profissional e que me conheço muito mais, sei das minhas oportunidades e hoje estou mais próxima sucesso do que antes de conhecer o curso do IJS”.

A iniciativa, totalmente digital e gratuita, é baseada em três pilares:

(Auto)conhecimento – Na primeira etapa do curso o participante irá refletir sobre suas experiências passadas e como elas influenciaram diretamente o seu atual perfil profissional. Será disponibilizado ao jovem uma ferramenta que possibilita tal reflexão.

(Auto)realização – No segundo passo a conversa será sobre o futuro profissional. Temas como “qual seu propósito profissional” e “como estabelecer uma visão de carreira” fazem que o jovem reflita os passos seguintes na busca da sua definição de sucesso.

(Auto)motivação – Na última etapa do projeto o debate será sobre a atual rotina de cada participante, se ela condiz com a visão de carreira e sucesso profissional de cada um, além de dicas de como lidar com as mudanças necessárias para seguir e alcançar seu propósito no mercado de trabalho.

Aulas, sessão online e certificado

Após o período de inscrição o jovem receberá via e-mail cadastrado, três aulas gravadas e o acesso a quatro ferramentas de autoconhecimento para consumir dentro do período de realização do curso.

Em 30 de outubro, após a conclusão das aulas, será realizada sessão on-line onde os participantes poderão interagir e tirar dúvidas com ex-alunos do curso que contarão como o curso e o Inspirando Jovens impactaram suas vidas profissionais.

Por fim, todos os participantes do “LabJovem” poderão receber certificado de participação emitido pelo IJS. Porém, só será possível a certificação para alunos que assistirem as aulas e a sessão online. Para quem não conseguir ou não puder participar da transmissão ao vivo, a mesma ficará gravada no YouTube, no canal do Inspirando Jovens.

O compromisso ao final do curso é lapidar por completo o jovem profissionalmente através de um planejamento consolidado que utilizará metodologias de trabalho como videoaulas e ferramentas online.

Tags: , , , ,

PROGRAMAÇÃO – 1º SEMINÁRIO DE GESTÃO PÚBLICA

8h: Recepção – Credenciamento

9h: Abertura oficial – Vídeo ações do Governo de São
Paulo

9h10: BLOCO 1 – Desafios da Gestão Pública

• Marco Vinholi – Governo Municipalista;
• Henrique Meirelles – Economia e Finanças Públicas;

10h10: BLOCO 1 – Falas – Prefeitos e Parlamentares


10h40: BLOCO 2 – Soluções e inovações da
Gestão Pública

• Rodrigo Garcia – Diretrizes do Novo Governo;
• João Doria – Gestão Pública e Inovação Digital;

12h: BLOCO 2 – Anúncio – Liberação de recursos – Assinatura de
Autorizo Digital.

T