Encontro acontece nesta quinta-feira (28) e contará com a presença de gestores municipais

Em continuidade ao ciclo de Seminários Regionais promovidos pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), por meio da plataforma Municípios em Rede e em parceria com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), a SDR realiza na quinta-feira (28), no município de São José do Rio Preto, o Seminário Regional “Cooperação Estado-Municípios nas Políticas Públicas de Equidade Racial no enfrentamento dos efeitos da pandemia”.

A iniciativa tem como objetivo debater as ações de enfrentamento de forma participativa e os avanços e as dificuldades no período de pandemia, sob a perspectiva local e regional. Além disso, os Seminários visam à ampla mobilização sobre temas de interesse de cooperação com o Estado, como programas e ações da SDR com impacto na região, desafios para políticas públicas locais pós-pandemia e perspectivas e apresentação das capacitações oferecidas pela plataforma Municípios em Rede.

“As dificuldades podem ser parecidas e as soluções propostas por um município podem inspirar as ações de outros municípios da região”, comentou o Coordenador do Municípios em Rede, Fernando Montoro.

Em março de 2021, o Governo de SP lançou o Centro de Equidade Racial, coordenado pela SDR. Ele reúne representantes de todas as secretarias de Estado e tem como objetivo planejar, coordenar, articular e implementar programas e ações de políticas públicas, a fim de promover a equidade racial no Estado de São Paulo.

O Seminário é gratuito e destinado a técnicos e gestores da administração pública municipal das cidades que compõem a Região Metropolitana de São José do Rio Preto.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas em https://municipios-em-rede.sdr.sp.gov.br/course/index.php?categoryid=53 ou no dia do evento.

Ao final do Seminário, com início marcado para as 8h e término às 16h, todos os presentes receberão certificados de participação.

Histórico

A SDR, em parceria com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), realiza nos meses de março e abril uma série de Seminários Regionais, reforçando o tema Cooperação Estado-Municípios. Os encontros promovem debates entre os participantes sobre os avanços e desafios das ações de enfrentamento aos impactos da pandemia relativos às políticas públicas implementadas pelo Estado e compartilhadas com os municípios: Juventude, Mulher, Gestão Regional, Consórcios Intermunicipais, Equidade Racial e Receitas Municipais.

Plataforma Municípios em Rede

A plataforma Municípios em Rede é um espaço digital de formação e capacitação de servidores e gestores públicos municipais na execução políticas públicas regionais e locais compartilhadas. Tem por objetivo fortalecer a cooperação Estado-Municípios, disponibilizando conteúdos de interesse municipal por meio de Cursos a Distância, Talk Shows, Govcasts, realizando Seminários Regionais e divulgando as ações da SDR.

Apenas em 2019, a plataforma promoveu 15 Seminários Regionais com 1451 participantes distribuídos por 337 municípios, englobando todas as Regiões Administrativas de SP.

Serviço

Data: Quinta-feira, 28 de abril de 2022.

Horário: 8h às 16h.

Local: Hotel Nacional de Rio Preto

Endereço: Rua Professor Carlos Ibanez, nº 35, Vila Diniz – São José do Rio Preto/SP