SP atinge o menor índice da série histórica de ocupação de leitos de UTI

Desenvolvimento Regional informa que interior tem hoje 51% do total de casos de Covid-19 no estado

Na 39ª semana epidemiológica, SP alcança a menor taxa de ocupação de leitos de UTI desde o início da pandemia. O índice hoje é de 47,7% no estado. Esta é também a nona semana consecutiva com queda de internações. Houve redução de 3% na taxa de internações em todo o estado, sendo de 5% a taxa de queda na capital. Todos os municípios paulistas seguem na fase amarela de flexibilização da quarentena de acordo com o Plano SP.

As informações foram transmitidas durante a coletiva de imprensa sobre o enfrentamento da pandemia de Coronavírus, realizada no Palácio dos Bandeirantes hoje (21). O evento contou com a participação do governador João Doria e dos Secretários de Saúde, Jean Gorinchteyn, Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, além do coordenador do Centro de Contingência da Covid-19, José Medina, e do coordenador-executivo, João Gabbardo.

SP segue em quarentena, tendo já ultrapassado o número de 800 mil pacientes recuperados, com 103 mil pacientes com alta hospitalar. São 33 mil óbitos causados pela pandemia desde março.

Segundo o secretário Marco Vinholi, “é a primeira vez que a ocupação de leitos de UTI fica abaixo dos 48% no estado. Todas as sub-regiões da capital paulista têm taxas inferiores a 50% de ocupação de leitos, assim como nove regiões no interior. O interior ainda mantém a dianteira no número de casos de Covid no estado. Enquanto a Capital e a RMSP têm 48%, o interior registra 51% do total dos casos. É fundamental seguir respeitando as regras do Plano SP para continuarmos evoluindo no combate à pandemia.”

Na semana, o estado não apresentou retrocesso no enfrentamento da pandemia, seguindo com 100% de suas regiões no faseamento amarelo.  Houve queda nas internações, ante a semana anterior, e com taxa histórica de ocupação de leitos de UTI. É o melhor índice desde o início da pandemia.

“Para mantermos nos municípios paulistas a melhora destes índices, registramos a necessidade do respeito às regras do Plano SP, como isolamento, utilização de máscaras e não aglomeração. É importante também que se faça a adesão ao nosso Programa de Rastreamento de Contatos. Já estamos com quase 200 municípios atuando em parceria com a equipe da Secretaria de Saúde e com nosso sistema que trabalha com o rastreamento de contatos. Pedimos para que os municípios possam cada vez mais atuar em conjunto conosco para melhorar os índices em São Paulo”, concluiu o Secretário Vinholi.

Programa Motofretista Seguro

Ainda na entrevista coletiva, o Governador João Doria anunciou o lançamento do programa Motofretista Seguro. Trata-se de iniciativa do Detran.SP que oferece crédito, facilidades de financiamento e formação para profissionais da categoria. O pacote de medidas ainda dá oportunidade de regularização da documentação necessária para o exercício mais seguro da profissão. Iniciativa integra ações do Governo do Estado durante a Semana Nacional de Trânsito.

Tags: , , , , ,

PROGRAMAÇÃO – 1º SEMINÁRIO DE GESTÃO PÚBLICA

8h: Recepção – Credenciamento

9h: Abertura oficial – Vídeo ações do Governo de São
Paulo

9h10: BLOCO 1 – Desafios da Gestão Pública

• Marco Vinholi – Governo Municipalista;
• Henrique Meirelles – Economia e Finanças Públicas;

10h10: BLOCO 1 – Falas – Prefeitos e Parlamentares


10h40: BLOCO 2 – Soluções e inovações da
Gestão Pública

• Rodrigo Garcia – Diretrizes do Novo Governo;
• João Doria – Gestão Pública e Inovação Digital;

12h: BLOCO 2 – Anúncio – Liberação de recursos – Assinatura de
Autorizo Digital.

T