Encontros com Prefeitos e Vereadores visaram impulsar iniciativas locais e regionais
Equipe da Subsecretaria da Juventude, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), visitou, nesta segunda-feira (12), Prefeitos e Vereadores da Região Metropolitana de Sorocaba. O objetivo foi impulsionar iniciativas envolvendo a juventude no âmbito municipal e estadual.
“Em 2020, trouxemos para o Desenvolvimento Regional os assuntos relacionados à juventude, com o objetivo de criar ações em conjunto com todas as Pastas estaduais e manter o diálogo com as Prefeituras e Câmaras Municipais. Devido à pandemia, não foi possível visitar todos os municípios e apresentar nossas propostas e nosso apoio ao desenvolvimento de projetos. Agora, a equipe da Subsecretaria faz este trabalho. Vamos visitar cada uma das regiões e levar o Governo do Estado mais próximo da gestão municipal e da juventude”, frisou o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.
O Subsecretário da Juventude, Luiz Oliveira, e os assessores Rodrigo Fabretti e Daniel Tosi iniciaram o dia no município de Sarapuí, onde se reuniram com o Prefeito e Vereadores do município, além de Vereadores de Alambari, São Miguel Arcanjo, Itapetininga, Capela do Alto e Pilar do Sul. No período da tarde, a comitiva estadual seguiu para Cerquilho, onde se reuniu com o Prefeito e Vereadores do município.
Nos encontros, Luiz Oliveira apresentou a Subsecretaria da Juventude e suas iniciativas, como o Conselho Estadual da Juventude e o projeto Casa da Juventude.
“Desde a criação da Subsecretaria da Juventude, realizamos uma série de ações e projetos em prol do desenvolvimento do jovem paulista, como o Conselho Estadual da Juventude e a Casa da Juventude, iniciativas fundamentais para apoiar nossos jovens”, comentou o Subsecretário da Juventude, Luiz Oliveira.
O Conselho Estadual da Juventude foi constituído em novembro de 2020. A principal função dos Conselheiros é propor e consolidar ações que estão sendo desenvolvidas em todas as Secretarias Estaduais que atendem o público jovem de 15 a 29 anos.
O projeto Casa da Juventude foi lançado em 2021 e oferecerá espaços multiuso de apoio ao público jovem no início da vida profissional. Os ambientes terão ações de incentivo à qualificação, empreendedorismo, busca de oportunidades de emprego e renda, e área de trabalho colaborativo, estimulando a criação de novos projetos e negócios entre o público juvenil.
Durante a discussão sobre políticas públicas para a juventude da região, o Subsecretário enfatizou a importância do Conselho Municipal da Juventude. O órgão é fundamental para aproximar a Prefeitura da sociedade civil, inserir o município em iniciativas no âmbito estadual e nacional, além de facilitar o desenvolvimento das ações para o grupo. A Subsecretaria da Juventude disponibilizou sua equipe técnica para auxiliar as Prefeituras Municipais na criação do órgão.
“Estamos dando um passo muito importante para a juventude paulista. Temos visitados os municípios e encontrado Prefeitos, Vereadores e a sociedade civil para apresentar nossas ações e entender quais são as demandas de cada uma das regiões. A Subsecretaria da Juventude trabalha diariamente pelo jovem paulista”, enfatizou o Subsecretário Luiz Oliveira.
Kethlyn Jesus