Vale do Futuro: Artesãos do Vale do Ribeira podem se conectar com todo o estado de São Paulo

Secretaria de Desenvolvimento Regional

Artesãos cadastrados terão acesso a “Vitrine do artesanato paulista” plataforma de conexão entre clientes e artesãos

Nesta sexta-feira (19), o mundo comemora do Dia do Artesão e em celebração a data, a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), coordenadora do Programa Vale do Futuro e a Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades (SUTACO), vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), fortalecem o incentivo aos artesãos do Vale do Ribeira a obterem a carteira de identidade do artesão e ingressarem na plataforma online “Vitrine Artesanato Paulista”.

“A Região do Vale do Ribeira é conhecida por seu artesanato, as técnicas mais comuns na região são de artes em cerâmica, trançado em fibras e entalhe em madeira. Apesar da riqueza de artistas, temos na região apenas 41 artesãos cadastrados na SUTACO, o que corresponde a 0,7% dos artesãos do estado. Estamos trabalhando com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico para incentivar que os artesãos da região façam o cadastro e tenham acesso a uma série de benefícios, como a plataforma Vitrine Artesanato Paulista”, explica o Secretário da SDR, Marco Vinholi.

A Vitrine Artesanato Paulista foi criada em 2020 em apoio aos artesãos durante o fechamento do comércio e feiras na pandemia de Covid-19 para que os profissionais possam se conectar com clientes em todo o estado de São Paulo de forma segura.

No Vale do Ribeira é importante destacar artesãos de modelagem em cerâmica como a Artelooze e a Associação Arte nas Mãos, ambos do município de Apaí; A Ceramistas e a Jaqueline de Oliveira em Barra do Chapéu e os Artesões de Itaóca. No entalhe de madeira (caxeta) o destaque vai para o Oriqué Caiçara de Iguape e no trançado (fibra de bananeira), o Banarte em Miracatu.

A plataforma é aberta para Artesãos e Entidades Representativas (associações, cooperativas, etc.), cadastrados na SUTACO e no SICAB (Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro). Na plataforma os profissionais poderão colocar seus produtos e negociar a venda com clientes de forma fácil e rápida. O portal é gratuito, não é cobrada taxa de adesão ou tarifa sobre negócios realizados.

Para saber passo a passo de como obter a carteirinha de artesão, se cadastrar na plataforma ou até mesmo conhecer e adquirir produtos, acesse: www.artesanatopaulista.com.br/como-funciona.

Homenagem ao Artesão

Em homenagem a todos os profissionais que se dedicam à arte de produzir as mais belas peças de artesanato em cerâmica, cera, tecido, palha, madeira, entre outras, a SUTACO preparou uma programação especial em suas redes sociais. Dentre as atividades estão três lives que serão realizadas no Instagram Ofical da SUTACO, confira a programação:

15h – “Como fotografar seus produtos”, com o Fotógrafo e videografista, Rodrigo Barreto.

16h – “Ações para o artesanato”, com a Analista de negócios do SEBRAE de São José dos Campos, Jenifer Botossi.

17h – “Turismo e Artesanato”, com o Diretor Técnico na Secretaria estadual de Turismo, Afonso Martin.

Para assistir as lives e ter acesso à programação completa da SUTACO, acesse: www.instagram.com.br/sutacoartesanato.

Kethlyn Jesus

Tags: , , ,

PROGRAMAÇÃO – 1º SEMINÁRIO DE GESTÃO PÚBLICA

8h: Recepção – Credenciamento

9h: Abertura oficial – Vídeo ações do Governo de São
Paulo

9h10: BLOCO 1 – Desafios da Gestão Pública

• Marco Vinholi – Governo Municipalista;
• Henrique Meirelles – Economia e Finanças Públicas;

10h10: BLOCO 1 – Falas – Prefeitos e Parlamentares


10h40: BLOCO 2 – Soluções e inovações da
Gestão Pública

• Rodrigo Garcia – Diretrizes do Novo Governo;
• João Doria – Gestão Pública e Inovação Digital;

12h: BLOCO 2 – Anúncio – Liberação de recursos – Assinatura de
Autorizo Digital.

T