Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Regional investirá R$ 120 milhões na região

O Governador João Doria e o Secretário Marco Vinholi lançaram hoje (22), o programa de desenvolvimento “Viva o Vale”. Ele abrange 17 cidades das regiões do Vale Histórico e Vale da Fé e contempla ações para o desenvolvimento regional em diversas áreas, incluindo infraestrutura, turismo e desenvolvimento econômico, saúde, segurança, habitação e educação. O investimento total será de R$ 120 milhões, o maior já realizado para a região na história do governo paulista.

Também estiveram presentes na cerimônia o Secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn, o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, a Procurado Geral do Estado, Lia Porto, o Presidente, André Arruda e o Diretor, Murilo Macedo ambos da PRODESP.

“Hoje o Governo do Estado uniu forças e estamos aqui lançando o maior programa de apoio financeiro da história do Vale. São R$ 120 milhões de investimentos assegurados em diferentes áreas de atuação no Vale Histórico e no Vale da Fé. O Viva o Vale é o programa que vai trazer crescimento econômico, desenvolvimento e geração de emprego.”, afirma o Governador João Doria.

O Vale da Fé abrange os seguintes municípios: Aparecida, Cachoeira Paulista, Canas, Cunha, Guaratinguetá, Lorena, Piquete, Potim e Roseira.

O Vale Histórico inclui Areias, Arapei, Bananal, Cruzeiro, Lavrinhas, Queluz, Silveiras, São José do Barreiro.

“O Vale do Paraíba tem uma situação privilegiada e estratégica do ponto de vista geográfico, localizada como está a meio caminho dos maiores e mais dinâmicos polos metropolitanos do país, São Paulo e Rio de Janeiro. A região do Vale Histórico, por sua vez, possui um valor e riqueza inestimável para a cultura do estado. Também daremos atenção aos municípios com vocação para o turismo religioso. E por isso que, com o lançamento do Viva o Vale, vamos promover o desenvolvimento e melhoria de vida da população regional”, afirmou Vinholi.

O coordenador do programa Viva o Vale, Ortiz Junior, explicou: “Acatamos uma sugestão do Governador Doria de também focar nos municípios com vocação para o turismo religioso, então criamos essa vertente dentro do Viva o Vale”, disse.

A iniciativa foca em planos e projetos que possam contribuir efetivamente para o crescimento econômico e para solucionar as necessidades sociais das regiões.

“Hoje anunciamos o investimento de R$ 120 milhões para o Vale Histórico e Vale da Fé. Esses investimentos tem como bases fundamentais o turismo, a qualificação profissional por meio da FATEC, unidades do Poupatempo, as estradas vicinais, a segurança pública por meio do videomonitoramento, a infraestrutura e sobretudo a saúde. Que hoje possamos juntos olhar para o futuro, superar esses desafios e fazer com que o Vale Histórico e o Vale da Fé atinjam sua plenitude.”, conclui o Secretário Vinholi.

Durante o lançamento da iniciativa, o Governador João Doria anunciou medidas imediatas no Vale Histórico e Vale da Fé nas áreas de Saúde, Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico, Serviços e Tecnologia e Segurança Pública.

Serviços e Tecnologia

• Implantação de unidade do Poupatempo no município de Cruzeiro e posto do Programa Poupatempo no município de Lorena.

Segurança Pública

Para conferir fotos do lançamento, clique aqui.

Assista o vídeo institucional do programa Viva o Vale